• 11 de Novembro, 2021

Uma das grandes ambições da maioria das pessoas é possuir habitação própria, mas é um passo que carece de muita ponderação antes de ser tomado.

Esteja sozinho ou faça parte dm casal a aquisição de casa aumentar-lhe-á as despesas mensais que não se limitam ao empréstimo bancário, ou seja, luz, gás, água, audiovisual e também aquisição de mobílias, eletrodomésticos necessários para que possa ter condições de habitabilidade. Há ainda a aquisição de seguros para proteção do recheio da habitação.

Tentaremos enumerar alguns aspetos que deverá atentar antes desta grande decisão

Estabilidade Profissional

Se já há algum tempo tem trabalho fixo e assim vai continuar significa que tem um rendimento assegurado e também será mais fácil obter financiamento.

Poupanças

Ter algum dinheiro guardado é também um bom princípio, pois necessitará de algum para a entrada da casa e para o encetar do processo de empréstimo.

Não tem dívidas

Se não tiver dívidas em cartões de crédito ou outros empréstimos terá maior facilidade na obtenção de um crédito à habitação.

Maior independência

Se quer sair de casa de seus pais, ou mesmo caso partilhe casa com colega de universidade, ou mesmo amigo é boa altura para pensar em obter habitação própria.

Formação de Família

Se está a pensar se casar ou simplesmente tenha uma relação estável e está a pensar dar o próximo passo de “juntar os trapos”. Se está a pensar em ter filhos é também um bom motivo para comprar a sua casa.

Ideal de casa

Se já sabe o tipo de casa em que quer viver. Se a encontrar e tiver condições de obter financiamento para aquisição da mesma então avance que possivelmente chegou a sua altura de tão grande passo.

Analise bem os prós e contras e se for o caso avance, caso contrário espere por melhor altura.