• 20 de Fevereiro, 2022

É possível que esteja a planear comprar uma casa, mas dar esse importante passo deixa algumas dúvidas no ar, a principal delas: O que devo fazer primeiro, procurar uma casa ou pedir um empréstimo?

O mais importante na hora de comprar uma casa é sempre ter noção da sua realidade financeira, por isso as nossas recomendações são:

  – Pedir uma simulação dum crédito à habitação;

  – Obter uma resposta positiva;

  – Começar a procurar casa.

Para tomar uma boa decisão, é importante saber o valor do empréstimo e as suas possibilidades orçamentais. Além disso, é aconselhável iniciar a pesquisa do apartamento ou da casa assim que o crédito tenha sido pré-aprovado ou aprovado, pois assim poderá ter o valor exato do que pode oferecer para obter o imóvel, também irá ajudá-lo a verificar se tem possibilidade de pagá-lo.

Ter um empréstimo consignado aprovado ajudá-lo-á a saber qual é a melhor opção para suas possibilidades, ou seja, pode ser um apartamento ou uma casa, mas se você procura um imóvel antes de saber se o empréstimo foi aprovado ou solicitá-lo, poderá criar grandes expectativas.

É de salientar que, ao ter um empréstimo hipotecário aprovado, não está comprometido com nada e não tem custo se não o usar no momento, por isso é melhor usá-lo até ter certeza de comprar uma casa.

Outro dos riscos que pode correr se não seguir estes passos por esta ordem é ter a certeza de encontrar a casa perfeita para você, ficar iludido em adquirir esse imóvel perfeito e aceitar um compromisso financeiro que talvez não consiga cumprir.

Para evitar problemas no que é uma experiência única e emocionante, é recomendável seguir a ordem mencionada, para que você não inicie a pesquisa do zero ou aceite compromissos que não poderá resolver.