• 2 de Maio, 2023

As ferramentas digitais têm vindo a mudar drasticamente a nossa forma de vida com o passar dos anos. Nos últimos anos, principalmente com o confinamento ligado à pandemia de Covid-19, estas ferramentas tiveram um impacto real no mercado imobiliário, explodindo a sua utilização digital em todos os processos empresariais. Tivemos que nos adaptar à procura e necessidades dos consumidores e a tecnologia digital surgiu como uma possível solução para a crise.


Como o digital transformou o tradicional
O setor imobiliário tem observado, nos últimos anos, o surgimento de novas agências. Com um visual novo, mais moderno e mais atentos aos novos hábitos de consumo, estas agências impuseram-se e transformaram-se em forte concorrência para as agências tradicionais. Com a oferta de novos serviços, foram transformando o setor imobiliário com o passar dos anos, acabando aos poucos com o monopólio dos gigantes do setor.

Este renascimento oferecido pelas novas agências deve-se principalmente à digitalização. As ferramentas digitais têm permitido transformar todo um ecossistema, tendo em vista a performance, atendendo da melhor forma possível as necessidades dos clientes, adaptando-se a estes e às suas utilizações. Do processo de negócio ao processo organizacional, passando pelo modelo de negócio empresarial e relacionamento com o cliente, estes desenvolvimentos permitiram que o digital se estabelecesse e se destacasse num ambiente muito tradicional.

Diante da popularidade crescente, as grandes marcas históricas tiveram que acompanhar o movimento e oferecer um serviço mais digital e que atendesse melhor as expectativas dos clientes.

Transformação de processos com a novas tecnologias
A digitalização trouxe novas dimensões, melhorando as capacidades dos processos de negócios. O primeiro a ser beneficiado é o agente imobiliário. As ferramentas digitais permitem, nesta altura, poupar bastante tempo em tarefas administrativas, como operações relacionadas com a gestão de ficheiros. Ao economizar esse tempo, o agente imobiliário pode dedicar mais tempo aos seus clientes e discutir as diversas condições impostas por um contrato de compra e venda. O agente também pode se especializar em novas leis de modo a ser o mais profissional possível.

Nos dias que correm, a tecnologia digital tornou-se essencial. Algumas agências foram ainda mais longe removendo os pontos de venda físicos, concentrando-se em lojas online. O que é muito mais adequado visto que a maioria dos clientes, hoje em dia, utiliza a internet como motor de busca por um imóvel. A digitalização acompanha as novas profissões e as faz evoluir. No entanto, apesar de um processo digitalizado, o contato humano continua no centro dos negócios e das preocupações das imobiliárias.

Novas tecnologias ao serviço do cliente Independentemente de há quantos anos uma agência exista, esta não pode oferecer o mesmo serviço que oferecia há 20 anos atrás. Como em qualquer negócio, uma imobiliária e deve-se adaptar às necessidades do cliente.

O digital é hoje uma das formas de se adaptar a essas necessidades que estão em constante mudança. As novas agências estão, neste momento, a mudar o atendimento tradicional nas diferentes fases do processo de compra ou venda de um imóvel.

A consulta estimativa é uma etapa essencial quando se trata de comprar ou vender um imóvel. Hoje, já é possível fazê-lo online, de forma totalmente gratuita. Muitas agências disponibilizam esse serviço através do seu site. Se assim o desejarem, os potenciais clientes serão contactados de forma a fazer um orçamento mais preciso com um especialista e/ou discutir o projeto de venda ou compra.

O novo modelo de serviço oferece aos compradores a oportunidade de fazer passeios virtuais ou em modelo 3D com o objetivo de conhecer o imóvel sem precisar se deslocar até ao mesmo. Uma vez decidido, o potencial comprador pode marcar online diretamente a sua visita. O envio automático de todos os diagnósticos permite ao comprador ter rapidamente uma visibilidade sobre o estado do imóvel, e permite também poupar tempo ao vendedor e ao agente em viagens. O depósito de ofertas que pode ser feito diretamente no site permite que os compradores não percam tempo com o formulário, ou com o envio, podendo ser acompanhado até a sua aceitação ou sua recusa.

A compra e venda de um imóvel é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Para alguns, representa até o investimento da sua vida. É por isso essencial que o cliente tenha acesso a uma experiência única e de sucesso. Assim, a ideia de tornar a jornada do comprador e do vendedor mais tranquila é aumentar a satisfação do cliente.

Se o objetivo acurto prazo é de fato a aceitação de uma oferta de compra ou venda, o objetivo a longo
prazo é a qualidade da experiência que se pode oferecer aos clientes. As novas tecnologias apresentam-se como uma verdadeira revolução no mundo das imobiliárias. Quando usadas corretamente, as ferramentas digitais podem melhorar a experiência de compra ou venda dos clientes e apoiá-los neste momento crucial das suas vidas.