• 12 de Outubro, 2021

Remodelar a casa sair bastante caro, dependendo da quantidade de obras que quer fazer. No entanto, para dar uma vida nova à sua casa, grande parte das vezes, não necessita de gastar muito dinheiro. Siga as dicas económicas que se seguem e consiga tornar a sua casa mais bonita e confortável.

Pinte você mesmo o interior

Pintar o interior da sua casa pode transformar, completamente o ambiente, tornando-a mais agradável e com um toque mais moderno. Isto também lhe pode ser útil se quiser tornar a sua casa, aparentemente, mais valiosa aos olhos de futuros compradores. Assim, de forma a reduzir as despesas com a mão de obra, pode tentar fazê-lo, em vez de contratar alguém. Embora possa demorar mais alguns dias, o dinheiro que poupa pode fazer a diferença. Se, ainda assim, não se sentir confortável em fazê-lo sozinho, peça vários orçamentos e compare o que cada um oferece.

Altere as lâmpadas para LED

A iluminação de uma casa é um fator essencial no ambiente de uma casa. Uma iluminação incorreta pode muitas vezes “deitar por terra” todo o investimento em móveis de qualidade e outros elementos de decoração. Assim se explica, segundo os especialistas, que uma casa bem iluminada e com tons claros passe uma impressão bem diferente de uma casa com tons mais escuros e com pouca luz.

A somar a isto, se tiver interesse em remodelar a sua habitação para cativar mais compradores, a iluminação deve estar na lista das suas prioridades. Se não tiver possibilidade de aumentar a luz natural, aposte em lâmpadas LED novas e com o brilho adequado para enaltecer os pontos positivos da sua decoração. Estas lâmpadas são bastante eficientes e existem diversas opções no mercado

Preocupe-se com a eficiência e não com o tamanho

Remodelar para obter mais espaço não tem de ser feito através de obras que obriguem a grandes transformações na sua habitação. Opte por maximizar a eficiência. Isto ficará mais barato, mas também diminuirá o tempo da remodelação. Por exemplo, ainda que a sua cozinha possa parecer pequena, muitas vezes basta fazer pequenas mudanças nos seus móveis para albergar mais produtos, como substituir prateleiras por gavetas para facilitar a sua organização. Se preferir comprar móveis, pode optar por uns que tenham gavetas inferiores em vez de portas (onde geralmente se colocam as panelas, tachos, etc.), pois torna-se mais simples para encontrar o que deseja e já não necessita de os empilhar para caberem nesse espaço.

Decore as suas paredes

A identidade da sua casa é muito importante. Por isso, os quadros são bastante utilizados na decoração, transmitindo uma mensagem a quem a visita. Seja numa casa de campo ou de praia, existem diversos estilos e paletas de cores que melhor se adequam às diversas situações. Se tem intenções de remodelar a sua casa e não pretende gastar muito dinheiro, então a utilização de quadros pode dar um toque especial que tanto deseja.

Use plantas na decoração

Apesar de as plantas não serem um dos principais elementos de decoração quando se está a remodelar, têm um papel fundamental para tornar a sua casa acolhedora. As plantas transmitem um ambiente calmo e não necessita de gastar muito dinheiro para dar outra vida à sua habitação. Além disso, permitem preencher certos “espaços mortos” da sua casa e torná-los mais belos, ao invés dos móveis que, quando utilizados em demasia, causam alguma monotonia.

Transforme o exterior um ambiente calmo e relaxante

Tal e qual o interior, o exterior de uma casa também tem uma importância significativa. Ao limpar e organizar a sua varanda, decorando-a com novos móveis consegue dar-lhe outra aparência. Se já não pinta o exterior há um tempo, talvez seja a altura ideal para o fazer. Ao utilizar cores mais neutras, mas com apontamentos que vão de encontro à sua mobília, consegue obter um ambiente calmo e relaxante. Além disso, pode também acrescentar flores, caminhos em pedra e focos de luz para torná-lo mais acolhedor. Se tiver uma casa perto da praia, pode fazê-lo com as pedras que encontra no areal. Com tudo isto, consegue remodelar sem gastar muito dinheiro.

Melhore a eficiencia energética

Uma das formas de renovar e acrescentar valor à sua casa é a melhoria da eficiência energética. Habitualmente, este tipo de obras implica um orçamento mais pesado para carteira, no entanto, existem programas de apoio, aos quais se pode candidatar, para reduzir esses custos. Pode usufruir da segunda fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis, cujas candidaturas iniciaram no dia 22 de junho e prolongam-se até 30 de novembro de 2021, isto se a verba não se esgotar até esta data.

Este programa inclui vários tipos de intervenções, nomeadamente:

  • Janelas e isolamentos térmicos;
  • Sistemas de aquecimento e renováveis;
  • Eficiência hídrica;
  • Arquitetura bioclimática;

Modernize a sua casa de banho

Com o tempo, os equipamentos numa casa de banho dão sinais de desgaste. Por isso, nada melhor do que substituir as torneiras antigas e sanitas por algo mais recente. Estas substituições não requerem grandes despesas, dado à facilidade da intervenção. Já se pretender mudar os azulejos, que geralmente também acabam por mostrar a sua idade, vai gastar mais dinheiro.