Risco (Risk)
  • 19 de Abril, 2022

Se planeia comprar casa, saiba que, o prazo máximo de Crédito Habitação irá ser alterado para 30 anos em 2022. O Banco de Portugal emitiu um comunicado onde informa que quem tem mais de 35 anos de idade não irá aceder a crédito com duração superior a 35 anos, com efeito a partir de 1 de abril de 2022.

Qual o motivo da redução de prazo máximo de Crédito Habitação para 30 anos?

Esta “ideia” não é nova. Em 2018, o Banco de Portugal já tinha criado restrições de concessão a novos créditos, para evitar que os bancos assumas riscos excessivos e também para que os clientes tenham capacidade de pagar as suas obrigações, evitando situações de incumprimento. No início deste ano, a recomendação foi revista e foram estabelecidos limites para três grupos etários.

A duração máxima de um financiamento para quem pretendia comprar casa até ao final do ano passado era de 40 anos. No entanto, o BdP recomendou aos bancos que “a duração média do conjunto de novos contratos deveria ser reduzida gradualmente, convergindo para os 30 anos até final de 2022”, sendo que a média da maturidade de financiamento em 2020 era de 33,2 anos.

Porém, isto não quer dizer que não irá existir enhum crédito habitação com um prazo superior a 30 anos. A recomendação diz respeito à média dos créditos concedidos, no caso dos compradores que tenham idade superior a 35 anos, o prazo não deve exceder os 35 anos. Então, o que poderá esperar é que apenas em casos excecionais haja a possibilidade de estender o prazo além desse limite, sendo que na maioria dos casos, os bancos devem-se reger por esta orientação do Banco de Portugal.

Para além da maturidade, existem outras medidas que o regulador já tinha estabelecido de forma a garanti boas práticas na concessão de crédito. Limites à DSTI, semelhante à taxa de esforço (cujo teto máximo é de 50% dos rendimentos das famílias para créditos) e ao valor máximo do crédito (que não deve exceder os 90% do valor do imóvel).

Que impacto tem esta mudança para quem pensa comprar casa em 2022?

Quem quer comprar casa em 2022 e tem idade superior a 35 anos poderá ter de refazer algumas contas. Visto que as prestações irão ser maiores uma vez que a dívida tem de ser saldada num prazo mais curto. A isto somam-se os juros comissão e seguros. Posto isto, o valor final da prestação pode não ser confortável para o orçamento mensal de quem pretende comprar.

Para conseguir a melhor proposta para o seu caso, mesmo com esta redução do prazo máximo de Crédito Habitação, é importante que esteja atento a todas as variantes que influenciam o valor que vai pagar todos os meses. Além do spread, deve dar atenção aos seguros associados e às comissões.

No CreditoHabitacaoOnline.pt, os nossos especialistas irão ajudar no que diz respeito á melhor solução e decisão. Tratamos de toda a burocracia por si, com um acompanhamento transparente durante todo o processo, respondendo as todas as dúvidas que poderão exisitir. Tudo isto sem qualquer custo para si !

Preencha o formulário abaixo e será contactado em breve por um dos nossos especialistas.