• 12 de Agosto, 2022

Estabeleça um horário, aceite atrasos, garanta a segurança dos seus móveis; O CHO deixa aqui algumas orientações importantes que podem ajudá-lo na altura de efetuar uma reforma no seu apartamento.

Nesta altura existem duas hipóteses ou contrata uma empresa especializada para evitar preocupações; ou pode fazê-lo você mesmo da maneira tradicional (e talvez mais econômica), coordenando tudo sozinho.

Se escolher a segunda opção qui ficam as nossas dicas antes de jogar mãos á obra.

  1. PROCURE INSPIRAÇÃO:
    Antes de transformar o seu apartamento, você precisa planear e visualizar a mudança, procure inspiração pesquisando outros projectos de outras pessoas ou até mesmo projectos famosos. O Pinterest é um bom lugar para encontrar novas ideias.
  2. ESCOLHA BONS PROFISSIONAIS:
    Dependendo de como será a sua reformulação, você irá necessitar provavelmente de um, pedreiro, electricista, carpinteiro, canalizador, entre outros. Procure profissionais com boas referências e confiável, isso fará toda a diferença e evitará muitas dores de cabeça.
  3. COLOQUE TUDO TUDO POR ESCRITO:
    Uma das coisas mais difíceis nas obras em casa é o desacordo. Concordar com uma coisa e depois descobrir que outra foi feita, ou então deparar-se com cobranças inesperadas no final do trabalho. Para se prevenir contra esses eventos, é importante que coloque tudo por escrito, defina o que será feito, materiais, se há garantias e quais os prazos.
  4. PARTICIPE DO PROJECTO:
    É importante que ao definir o projecto, efetuar juntamente com a equipa de profissionais que você escolheu uma mesa redonda de forma a que todos possam pensar em todas as possibilidades e na melhor forma de executar cada etapa. Neste ponto, é necessário realizar todas as medições necessárias para evitar inconvenientes futuros.
  5. MONTAR UM CRONOGRAMA:
    Estabeleça um cronograma. Existem tarefas que devem ser feitas antes das outras, para que o resultado final não seja prejudicado ou até mesmo para que você não tenha que refazer o trabalho.
  6. ESTEJA PREPARADO PARA CONVIVER COM O TRABALHO:
    Se o trabalho do vizinho já o incomoda, imagine quando acontecer na sua casa. Proteja os seus móveis e tente cobri-los da melhor maneira possível, para que as partículas de poeira e gotas de tinta não os estraguem. Além disso, é importante colocar proteção no chão, paredes, portas e janelas. E por fim, acostume-se com o barulho, é um mal necessário.
  7. ACEITE A OCORRÊNCIA DE ATRASOS:
    Não se desespere, atrasos são esperados em todas as obras. É comum um cano rebentar, uma entrega atrasar, um pedreiro adoecer. Prepare-se para mudar o seu e adaptar-se.
  8. LIMPEZA DO PLANO:
    No final, a primeira coisa que irá notar será o lixo e a sujidade, que não será pequena. Você pode limpar tudo sozinho, mas será muito trabalhoso e demorado. A recomendação… contratar uma equipa de profissionais de limpezas pós-obra, com os produtos certos para cada material, onde irá certamente beneficiar de uma limpeza muito melhor.