• 15 de Julho, 2022

Se este artigo lhe interessa, provavelmente está imerso na busca por moradia e quem sabe se algo desesperado e sem esperança. Se ainda não encontrou a casa perfeita, não se desespere porque vamos contar-lhe um grande segredo: “a casa perfeita não existe”. Mesmo no que parece ser a mais perfeita das casas, há sempre algo que gostaríamos de mudar. Embora não possamos chegar à perfeição, podemos chegar ao mais próximo da casa dos seus sonhos e hoje damos-lhe as dicas que o ajudarão a encontrar a sua casa perfeita.

Morar num apartamento, vivenda ou duplex?

Até alguns anos atrás, a escolha era um apartamento ou uma vivenda. Nos últimos anos, duplex e penthouses tornaram-se cada vez mais na moda. A primeira coisa que deve ser claro é o que está a procurar. Aqui não há conselho que valha a pena, pois cada pessoa gosta de uma coisa diferente. Há quem prefira vivendas pela possibilidade de ter um jardim, uma horta, ter piscina privada ou não ter vizinhos, e há quem opte por uma penthouse pela altura, vistas, luz e segurança.

Localização

Perto do trabalho, da família ou onde for mais barato? Este é mais um dos grandes debates que surgem na hora de comprar uma casa. Para fins práticos, pode parecer que é melhor comprar uma casa perto do trabalho, mas não é assim tão simples, pois no caso de um casal, cada um costuma ter trabalho num local diferente e às vezes bem distante. E, por outro lado, se mudasse de emprego, o que aconteceria?

Por este motivo, a opção mais sensata poderia ser a proximidade com familiares e amigos, pois é sempre bom ter conhecidos por perto, mas às vezes devemo-nos afastar alguns quilómetros para baixar o preço.

Requisitos da casa

Antes de começar a procurar uma casa para comprar, deve definir muito bem os critérios: número de divisões, número de casas de banho, planta desejada, idade da casa e elementos adicionais, como arrecadação ou lugar de garagem. Pode definir quais os critérios são essenciais e quais são desejáveis, mas não obrigatórios. Pense que quanto mais critérios você definir, mais complicado será encontrar a casa perfeita.

Preço

Antes de se lançar à procura da casa perfeita, deve saber qual é o preço máximo que pode ou quer pagar. Pense que, se você precisar solicitar um crédito, o banco financiará até cerca de 80% do preço de compra ou do valor de avaliação. Você deve considerar quanto dinheiro está disposto a pedir e em que período de anos devolvê-lo, além de uma ideia da mensalidade que gostaria de pagar.

Analise o mercado antes de comprar

Se planeia comprar uma casa em breve, a melhor coisa a fazer é começar a procurar casas o mais rápido possível. Dessa forma, quando a busca por uma casa se tornar mais iminente, você já terá um amplo conhecimento do mercado imobiliário e quando aparecer aquela casa que preenche o maior número de seus critérios, saberá que esta é a sua casa perfeita.

Não tenha medo de pesquisar em vários sítios

Parece que ultimamente só sabemos pesquisar na internet. É ótimo pesquisar em portais imobiliários que permitem ver muitas casas em poucos minutos e também a possibilidade de ver fotografias. Isso permite que faça a triagem e evite visitar pessoalmente. Mas não devemos esquecer os canais clássicos como o imobiliário, pois antes de publicar uma casa consultam os seus clientes e se se enquadrar nos seus critérios pode perder a opção de ver essa casa.

Quando se trata de imóveis, analise bem que comissões lhe podem ser cobradas, pois há alguns que cobram apenas uma comissão do vendedor e outros que cobram também ao comprador uma pequena percentagem do valor do imóvel, algo que pode parecer pouco, mas no final torna-se um acréscimo considerável o valor da sua casa.

Além das imobiliárias, não se esqueça de passear pelos bairros onde gostaria de morar, perguntar às pessoas e olhar as fachadas dos prédios ou das vivendas para procurar a placa de “vende-se”.

Acessibilidade

Para analisar quão bem ou mal acessível é uma casa, você deve considerar não apenas sua proximidade com os transportes públicos, mas também o tempo que levaria para chegar a vários sítios como o seu trabalho, casa dos seus pais, amigos, seu hobby. Claro que é sempre importante que tenha bons transportes públicos através de autocarros, comboios suburbanos e, que tenha boas ligações rodoviárias.

Serviços públicos

Outras questões que deve ter em conta é a proximidade a parques, escolas, hospitais, ginásios, centros comerciais.

Imagine-se a viver na casa

Se depois de ter visto as possíveis casas candidatas houver uma que lhe chame a atenção, imagine morar lá. Pense no seu dia a dia, nas pessoas e animais com quem convive e estude cada cantinho. Como eles se sentiriam? Como você se sentiria? Se a resposta for que se sentiria bem e se imaginaria feliz, pode ter encontrado o seu lar perfeito.

Paciência

Há uma virtude que deve manter em alta durante todo o período em que durar a procura pela casa perfeita: a paciência. Procurar uma casa não é uma tarefa fácil ou rápida. Implica também uma das decisões mais importantes da sua vida e com certeza a de maior valor económico, que lhe causará mil dúvidas. Vai desesperar ao ver casas e mais casas que não atendem às suas necessidades e que aquelas que atendem às suas necessidades podem custar mais. Não desespere e embora tenhamos dito que não existe, com muita paciência você poderá encontrar a casa perfeita.